domingo, 14 de março de 2010

Conceitos

Flâneur

O Flâneur é uma figura que surgiu na modernidade como o contraponto do burgûes, que dedicava muito de seu tempo aos negócios. O Flâneur tem a característica de perambular tranquilamente pelas ruas (consideradas fontes de inspiração) sem compromisso de tempo, observando e apreendendo os detalhes das coisas a seu redor.

O termo flâneur foi utilizado pela primeira vez na obra do francês Charles Boudelaire. Mais tarde, Edgar Allan Poe também se destacou pela utilização da figura errante e misteriosa na obra "Um Homem na Multidão".

Teoria da Deriva - Situacionistas

A Teoria da Deriva é um procedimento de um estudo psicogeográfico de autoria de Guy Debord. Quem se lança à deriva sai de um ponto qualquer e deve rumar de forma que o meio urbano crie os seus próprios caminhos. Determinadas zonas psíquicas são capazes de conduzir as pessoas e gerar sentimentos diversos. A partir disso, a deriva pode ser utilizada para transformar o urbanismo, a arquitetura e a cidade. De acordo com as ideias dos situacionistas,o meio urbano é um potencializador da situação de exploração vivida. Assim, é necessário tornar a cidade um espaço para a libertação dos seres humanos.

Parkour


Parkour, também chamado de Le Parkour é uma disciplina, arte do deslocamento. O treinamento de habilidades como pulos, escaladas, equilíbrio e corrida utilizando somente o corpo como ferramenta permite aos praticantes (chamados de traceurs, ou traceuse, no feminino) dominar o ambiente. Isso é possível porque eles conseguem se movimentar passando por obstáculos nos caminhos de uma forma rápida, econômica e direta.

Flash Mob

Em inglês, Flash Mob é uma abreviação de "flash mobilization".É uma aglomeração rápida de pessoas em um local público para realizar uma ação inusitada previamente combinada que se desfaz na mesma rapidez que se formou.

O primeiro flash mob foi organizado via e-mail pelo jornalista Bill Wasik. Algumas das mobilizações mais comuns são o "Pillow Fight", "Subway Party", "Zombie Walk" e "Improv Everywhere".






Fontes:
http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/
http://pt.wikipedia.org/
http://www.deriva.com.br/deriva
http://www.parkour.com.br/tudo-sobre-parkour/
http://www.overmundo.com.br/overblog
http://www.gordonerd.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário